Vacina contra HPV: preços, tipos, doses necessárias

O Ministério da Saúde anunciou no dia 1 de julho, que distribuirá gratuitamente no SUS (Sistema Único de Saúde) uma dose da vacina contra o HPV à partir de 2014.

O governo brasileiro tem como meta, vacinar todas as meninas de 10 e 11 anos, ou seja, cerca de 3,3 milhões. Serão investidos 360,7 milhões de reais para comprar 12 milhões de doses.

Quanto custa a vacina contra HPV?

Enquanto a vacina contra o HPV não está sendo distribuida na rede pública, é possível encontra-la na rede particular de saúde. O custo de cada dose é, em média, de 300 reais.

O Ministério da Saúde terá um gasto de 30 reais por dose ao disponibilizar a vacina gratuitamente em 2014.

Existem dois tipos de vacina contra o HPV: a bivalente protege contra os vírus tipos 16 e 18, responsáveis por causar câncer de colo de útero. Já a quadrivalente garante proteção dos vírus 6 e 11, causadores de verrugas genitais.
639022 Vacina contra HPV quanto custa tipos doses necessa%CC%81rias 1 Vacina contra HPV: preços, tipos, doses necessárias

Doses necessárias da vacina contra HPV

Cada paciente deve tomar três doses da nova vacina. A segunda deve ser aplicada dois meses após a primeira. Já a terceira dose só pode acontecer seis meses depois da primeira.

O Ministério da Saúde pretende vacinar as meninas nas escolas e postos de saúde. No entanto, será necessário apresentar a autorização dos responsáveis para receber a dose.

639022 Vacina contra HPV quanto custa tipos doses necessa%CC%81rias Vacina contra HPV: preços, tipos, doses necessárias

A vacinação contra HPV na rede pública se revela um poderoso método para prevenir câncer de colo de útero, afinal, 95% dos casos da doença são provocados pelo vírus. No entanto, ela não elimina a necessidade de fazer exames ginecológicos, como é o caso do Papanicolau. O uso de preservativo na relação sexual também é essencial para evitar o contágio por HPV e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *